Close

30/08/2018

Emoção marca homenagem a Fernando Adauto

Foi em um clima de forte emoção e com sua sede lotada de amigos e admiradores que a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Raça (Febrac) prestou homenagem ao agrônomo Fernando Adauto Loureiro de Souza no início da noite desta quarta-feira (29/08). A homenagem in memoriam foi entregue aos filhos Alessandra e Adauto Loureiro de Souza. “Com certeza ele deixou a sua marca em cada um que passou pela sua vida”, disse Alessandra. Além de uma atuação destacada no campo, Adauto foi líder rural, diretor da Farsul, além de ter atuação como poeta e escritor.

Foto: Carolina Jardine

Ao som de músicas tradicionalistas, os convidados e familiares compartilharam memórias e recordações únicas, entre risos e lágrimas. Ao falar sobre a escolha do homenageado, o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, enalteceu o trabalho de Adauto, assim como a sua garra em encampar as causas da agropecuária do Rio Grande do Sul e do Brasil. Presidente da Farsul, Gedeão Pereira, recordou de viagens que fez com o amigo e situações curiosas que passaram juntos. “É uma homenagem extremamente justa por tudo aquilo que ele representava”, disse.

O diretor da Farsul Nestor Hein também lembrou, aos risos, a frase que Adauto costumava dizer, quando algo o desagradava: “mas é um incompetente”. “Não há uma semana que passe sem que a gente lembre de alguma experiência com Adauto”, recordou emocionado.

O secretário de Agricultura, Odacir Klein, também prestigiou a cerimônia e considerou um presente ao povo gaúcho a recordação a Adauto. “Eu aprendi a respeitá-lo a partir das oportunidades que tivemos de conviver. Essa é uma homenagem com muita justiça”, afirmou. Também destacou que, na sua avaliação, a morte não existe, porque o legado e o trabalho de uma pessoa jamais desaparecem. “A vida continua naquilo que se fez. A vida dele continua naquilo que ele escreveu, nas amizades que cultivou e em tudo aquilo que resultou da sua forma corajosa, generosa, desprendida de viver e de agir”.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *